Distúrbios do Movimento
Os DISTÚRBIOS DO MOVIMENTO são movimentos incomuns/atípicos e descontrolados que podem se manifestar em qualquer idade e provocar alterações no dia a dia do portador. Esses movimentos atípicos são provocados por alterações neurológicas que influenciam na execução ou rapidez dos movimentos cotidianos e na coordenação motora, podendo interferir na qualidade de vida do indivíduo.
O que pode surgir no corpo de uma pessoa com Distúrbio de Movimento?
- Dificuldades de movimento total ou parcial;
- Tremores;
- Repetição dos movimentos;
- Espasmos;
- Posturas irregulares;
- Redução de força.
Quais são os principais Distúrbios de Movimento?
ATETOSE: distúrbio que provoca movimentos lentos e contorção, geralmente acomete a extremidade distal dos membros. A ATETOSE pode provocar postura irregular.
COREIA: o distúrbio é caracterizado pela manifestação variável de movimentos repentinos e rápidos.
DISTONIA: o distúrbio provoca contrações involuntárias dos músculos. Ele pode surgir no corpo todo, ou apenas em momentos e regiões específicas do corpo. A DISTONIA é classificada como primária e secundária. Enquanto a primeira é de origem hereditária, a segunda é provocada pela influência de complicações cerebrais. A DISTONIA pode ser focal, quando acomete apenas um local do corpo, ou segmentar, quando acomete dois ou mais locais do corpo. O torcicolo espasmódico é um exemplo de DISTONIA.
SÍNDROME DAS PERNAS INQUIETAS: sendo geralmente manifestada em momentos de repouso, esse é um distúrbio que provoca movimentos involuntários nas pernas, causando, principalmente, interferências no sono.
TREMORES: podem surgir em qualquer região do corpo e são os distúrbios de movimento mais comuns. Podem ser:
- Tremor de repouso;
- Tremor de atividade/ação;
- Tremor postural.
- A Doença de Parkinson (doença debilitante) e o Tremor Essencial (geralmente provoca irregularidade dos movimentos nas mãos, nas pernas e até mesmo na fala) são exemplos de tremores. Este último tem relação com a ocorrência de casos anteriores na família e é o tipo mais comum de tremor.
Além desses distúrbios, existem outros também, como os Tiques, as Mioclonias, a Síndrome de Gilles de la Tourette e o Balismo.
Quais são as origens dos Distúrbios do Movimento?
O uso de drogas, o uso de medicamentos e acidentes estão na lista de fatores desencadeantes dos distúrbios.
Como é o tratamento?
Uma avaliação neurológica é a melhor indicação para a descoberta de tais distúrbios, pois o neurologista irá analisar a situação específica do paciente, verificando o estado de seus movimentos.
O tratamento é variável, devendo levar em consideração o distúrbio apresentado pelo paciente e seu histórico familiar, por exemplo. Assim, o tratamento consiste no uso de medicações, da estimulação cerebral profunda ou até mesmo de cirurgias.
Apesar de serem transtornos que impactam negativamente na qualidade de vida, os pacientes com distúrbios de movimento podem, sim, ter uma melhora nos sintomas, por meio de uma adequada orientação neurológica. Consulte sempre o seu médico e realize os exames solicitados!