Project Description

Crianças Superdotadas

Crianças Superdotadas têm as seguintes características:

  • Uma habilidade acima da média em uma ou mais áreas;
  • O comprometimento com a tarefa;
  • Alta criatividade.

Alguns estudiosos acreditam que a carga genética influencie mais a primeira das três características: uma capacidade acima da média. As outras duas são consequências da primeira e influenciadas pelo ambiente e estímulos recebidos.

Como se destacam os Superdotados?

Algumas pessoas que possuem essa aptidão são altamente criativas e inventivas, desenvolvendo grande capacidade de interação social. A capacidade de percepção da realidade e de resolver problemas, aliadas a habilidade de assumir riscos, podem tornar alguns jovens, desde muito cedo, líderes, contribuindo fortemente para a autoestima e o bem-estar individual.

Pessoas com altas habilidades também precisam de orientação?

É quase senso comum que pessoas com capacidade intelectual superior teriam condições próprias de desenvolver-se, sem a necessidade de mediação. A realidade, no entanto, é que a criança superdotada necessita tanto quanto qualquer outra de atenção, orientação, estruturação e planejamento adequado de ensino – que lhe proporcione mais do que a orientação formal do conhecimento, mas também a sustentação ao seu desenvolvimento psicoemocional e cognitivo.

Pais com capacidade intelectual mediana ou mesmo médio-superior e que possuem filhos com inteligência muito elevada, tendem a ter conflitos de sentimentos, dificuldades em lidar com eles e expectativas equivocadas.

Pessoas Superdotadas são indivíduos com necessidades educacionais especiais, com direitos garantidos pela legislação. Portanto, é importante identificar essas aptidões ainda na infância, para propiciar os potenciais de cada um.

Procure orientação especializada com um neurologista.
Marque uma consulta com o Dr. Carlos Goulart – Neurologista | Neuropediatra:
(41) 3343-8225 | 3343-8203 | 99976-9610