Neuropediatria

/Neuropediatria

Crianças Superdotadas

2019-06-24T21:45:12-03:00

Crianças Superdotadas têm uma habilidade acima da média, comprometem-se com a tarefa e têm alta criatividade. São muito criativas e desenvolvem grande capacidade de interação social. Sua habilidade em perceber a realidade e resolver problemas, assumindo riscos, pode fazê-los líderes. É importante identificar essas aptidões ainda na infância, para desenvolver os potenciais de cada um, além de monitorar de perto seu crescimento psicoemocional e cognitivo.

Cefaleia em Crianças

2019-06-04T14:24:22-03:00

A CEFALEIA é uma das queixas mais comuns nos consultórios de Neuropediatria. As causas mais frequentes da CEFALEIA crônica durante a infância e adolescência são a ENXAQUECA e a CEFALEIA TENSIONAL. A CEFALEIA atribuída a problemas oftalmológicos é rara, embora seja superestimada pela população leiga. A ENXAQUECA frequentemente tem início na infância ou adolescência. A avaliação do melhor esquema terapêutico depende da causa verificada.

Convulsão Febril

2019-06-04T14:24:30-03:00

CONVULSÃO é um episódio de movimentos involuntários, intensos ou sutis, repetitivos, de início súbito, e que podem ser causados por diferentes fatores. Em algumas crianças, o surgimento da febre provoca uma alteração momentânea cerebral que provoca a crise convulsiva. Essas são as CONVULSÕES FEBRIS. A avaliação neurológica é importante para descartar alterações cerebrais – em geral os mesmos utilizados na investigação de epilepsia.

Deficiência Intelectual

2019-06-04T14:24:41-03:00

A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL é diagnosticada quando o indivíduo apresenta um funcionamento intelectual significativamente inferior à média, acompanhado de limitações significativas no funcionamento adaptativo em pelo menos duas áreas de habilidades. O diagnóstico deve ser confirmado tanto por uma avaliação clínica quanto por testes de inteligência padronizados e individualizados, realizados por profissional habilitado e capacitado.

Distrofia Muscular

2019-06-04T14:24:55-03:00

DISTROFIAS MUSCULARES são um conjunto de doenças que afetam os músculos, acarretando fraqueza, geralmente progressiva, decorrente de uma degeneração e atrofia muscular. Têm herança genética e estão associadas à diferentes genes. Existem várias formas, de maior ou menor gravidade, cada forma com início, evolução e prognóstico diferentes. Geralmente o tratamento medicamentoso com corticoides melhora a função pulmonar e aumenta a força muscular.

Distúrbios do Sono

2019-06-04T14:25:04-03:00

Três em cada dez crianças de até 12 anos apresentam DISTÚRBIOS DO SONO. A frequência é ainda maior em bebês: quatro em cada dez deles não dormem bem. Em casos severos, o mal-estar com o travesseiro compromete o desenvolvimento dos pimpolhos. Os principais Distúrbios do Sono Infantil são: Movimentos Periódicos de Membros, Distúrbio das Pernas Inquietas, Sonambulismo e Terror Noturno. Procure orientação especializada!

Epilepsia em Crianças

2019-06-04T14:25:13-03:00

EPILEPSIA é uma desordem cerebral caracterizada pela predisposição a gerar crises convulsivas, que são o resultado de breves disfunções ou descargas elétricas originadas no córtex cerebral. A condição pode afetar pessoas em todas as idades, raças e classes sociais, tendo picos de incidência na infância e nos idosos. Procure orientação especializada. Marque uma consulta com o Dr. Carlos Alberto Parreira Goulart.

Insônia Infantil

2019-06-04T14:25:31-03:00

A INSÔNIA INFANTIL é um distúrbio do sono diferente dos adultos. Na maioria dos casos – trata-se de Insônia Comportamental Infantil, que são comportamentos e rotinas desfavoráveis ao estabelecimento do sono adequado. Esse distúrbio reflete a forma pela qual as crianças podem estar sendo criadas, sem receber limites e ditando todas as regras. Na dúvida, busque a orientação de um Neuropediatra! Ele vai avaliar e diferenciar a insônia de causa neurológica ou comportamental.

TDAH

2019-06-04T14:25:39-03:00

O TDAH – TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE é um transtorno do neurodesenvolvimento que se inicia na infância, e pode acarretar prejuízos durante o período escolar, adolescência, e até mesmo na vida adulta. O diagnóstico caracteriza-se basicamente pela presença de três sintomas básicos: desatenção, inquietação e impulsividade. O tratamento visa reduzir os sintomas, na tentativa de melhorar a qualidade de vida do paciente.

Transtorno do Espectro Autista

2019-06-04T14:25:47-03:00

O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA é um transtorno do neurodesenvolvimento infantil que vem sendo diagnosticado cada vez com maior frequência. As causas ainda são desconhecidas, mas deve haver uma combinação de fatores que leva ao AUTISMO. Como não há testes biológicos para o AUTISMO, o resultado, muitas vezes, será feito com base em critérios muito específicos. Uma avaliação normalmente inclui um exame físico e neurológico completo.