Project Description

Insônia Infantil

A INSÔNIA INFANTIL, ou dificuldade das crianças para iniciar ou manter o sono, é um distúrbio do sono diferente dos adultos. As diferenças não são apenas da faixa etária, mas também porque – na maioria dos casos – trata-se de Insônia Comportamental Infantil, que não é uma doença e sim a adoção de comportamentos e rotinas desfavoráveis ao estabelecimento do sono adequado.

Esse distúrbio reflete a forma pela qual as crianças podem estar sendo criadas, sem receber limites e ditando todas as regras. Muitas crianças despertam várias vezes durante a noite, principalmente no final de cada ciclo do sono, e voltam a dormir espontaneamente.

No entanto, se forem acostumadas a dormir com a participação de estímulos para iniciar o sono, necessitarão desse mesmo estímulo ou outro para voltarem a dormir. Tais estímulos são, na maioria das vezes, o uso de alimentos como mamadeiras, telas eletrônicas (televisão, tablet, celular), colo ou a cama dos pais. Dessa forma, acabam incapazes de adormecerem por conta própria. As noites podem tornar-se uma tortura, com progressiva redução das horas de sono das crianças e cansaço dos pais e cuidadores.

Como consequências, observam-se mudanças nas atividades ao ar livre, sonolência diurna e comportamentos como irritabilidade frequente, birras e conflitos. E, nestes casos, “remédios para dormir” são quase sempre ineficazes e até mesmo perigosos.

Na dúvida, busque a orientação de um Neuropediatra! Ele vai avaliar e diferenciar a insônia de causa neurológica ou comportamental. Dificilmente haverá uma solução mágica. A maioria dos casos não recebe tratamento medicamentoso, mas a saúde do sono precisa ser avaliada, pois é essencial para o crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Procure orientação especializada e não pratique a automedicação.
Marque uma consulta com o Dr. Carlos Alberto Parreira Goulart:
tel. (41) 3343-8225 | 3343-8203 | whatsapp (41) 99976-9610