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Insônia

A INSÔNIA é um distúrbio persistente que prejudica a capacidade de uma pessoa adormecer ou, ainda, de permanecer dormindo durante toda a noite. Pessoas com INSÔNIA geralmente começam o dia já se sentindo cansadas, têm problemas de humor e falta de energia e têm o desempenho no trabalho ou nos estudos prejudicado por causa deste distúrbio. A qualidade de vida da pessoa, em geral, costuma ficar comprometida pela INSÔNIA.

Muitos adultos apresentam INSÔNIA em algum momento da vida, mas algumas pessoas têm INSÔNIA crônica, que pode perdurar por um período de tempo muito maior do que o normal.

A INSÔNIA pode ser, ainda, um distúrbio secundário causado por outros motivos, como doença ou uso indevido de medicação.

Insônia tem cura?

Quando se tem bons hábitos do sono, qualquer pessoa é perfeitamente capaz de dormir bem, tranquila e adequadamente. Consulte um médico se tiver INSÔNIA crônica.

É importante ter em mente que pessoas têm necessidades de sono diferentes. Algumas ficam bem com apenas 4 horas de sono por noite, enquanto outras só rendem bem se tiverem de 10 a 11 horas. A média, no entanto, costuma ser de 6 a 8 horas de sono diariamente.

As necessidades de sono também mudam de acordo com a idade. É importante ouvir os sinais de sono do corpo e não tentar dormir mais ou menos do que é revigorante para você.

Prevenção da Insônia

Alguns fatores desencadeadores da INSÔNIA, como eventos estressantes e traumáticos, não podem ser evitados. Mas manter bons hábitos de sono é o principal e único meio de se evitar insônia.

Causas

As causas mais comuns da INSÔNIA incluem:

  • Estresse
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Condições médicas (dor crônica, necessidade de urinar, etc)
  • Mudança no ambiente ou horário de trabalho
  • Maus hábitos de sono
  • Medicações
  • Cafeína, nicotina e álcool
  • Comer muito tarde
  • Idade

Medicamentos

Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações e NUNCA se automedique. Não importa qual a sua idade, tenha sempre em mente que insônia tem solução. A chave para tratar o distúrbio encontra-se justamente em adequações em sua rotina durante o dia e quando você vai para a cama. Bons hábitos de sono ajudam a restabelecer o sono saudável.

Dicas Básicas

  • Exercite-se e permaneça ativo. Atividade física ajuda a promover uma boa noite de sono.
  • Verifique seus medicamentos. Se você toma medicamentos regularmente, verifique com seu médico para ver se eles podem estar contribuindo para a insônia. Além disso, verifique os rótulos de produtos de venda livre para conferir se eles contêm cafeína ou outros estimulantes.
  • Evite cochilos durante o dia. Sonecas distribuídas ao longo do dia podem dificultar na hora de adormecer à noite. Se for tirar um cochilo, certifique-se de este não passará de aproximadamente 30 minutos e não ocorrerá após as três horas da tarde.
  • Evite ou limite o consumo de cafeína e álcool. Corte o uso de nicotina. Essas substâncias são estimulantes e podem tornar o adormecer mais difícil.
  • Se estiver sentindo dores, procure fazer uso de analgésico. Estar confortável e relaxado é imprescindível para uma boa noite de sono.
  • Regularize seu relógio biológico, estabeleça um horário fixo para dormir e acordar preocupando-se sempre na quantidade de horas dormidas.

Na hora de dormir

  • Evite grandes refeições e bebidas antes de dormir
  • Evite televisão no quarto, usar computadores, videogames, smartphones ou outras telas antes de dormir, pois a luz pode interferir no ciclo de sono
  • Torne seu quarto um ambiente confortável e próprio para o sono. Feche a porta, apague as luzes, mantenha a temperatura agradável e deite-se confortavelmente
  • Esconda os relógios do quarto para não ficar tão preocupado com o horário
  • O mais importante: relaxe. Um banho morno, músicas suaves e exercícios de relaxamento podem ajudar.

Procure orientação especializada e não pratique a automedicação.
Marque uma consulta com o Dr. Carlos Alberto Parreira Goulart:
(41) 3343-8225 | 3343-8203 | 99976-9610